16 Benefícios: Uso de protótipos para materializar o conhecimento tácito (Parte 4)
- UXPrototyper Brasil
- 29 de dez. de 2019
- 2 min de leitura
Benefícios e vantagens que o processo de
criação de protótipos podem gerar

Fonte imagem: Gerd Altmann por Pixabay
Aumentar a autonomia das áreas de negócios no desenvolvimento funcional;
Aprimorar o processo e integração funcional e técnico;Melhorar a interação com processo de feedback dos usuários finais;
Reduzir custos e riscos de novos negócios web;
Aprimorar negócios existentes;
Evitar retrabalho durante o desenvolvimento;
Testar várias possibilidades de MVPs (teste a/b);
Evitar custos com codificações, bancos de dados e infraestrutura antes do desenvolvimento do produto;
Ganhos com a agilidade no momento fabricação do protótipo, pois os ajustes e adequações mais simples que em protótipos codificados ou designers em ferramentas complexas de construção visual;
Existem dezenas de ferramentas para criação de protótipos que são intuitivas e fáceis de utilizar. Validar as funcionalidades básicas do projeto com os clientes internos e donos de produtos (Product Owner - POs);
Sedimentar o conhecimento das equipes envolvidas;
Acelerar entregas dos projetos adequados aos requisitos identificados pelo cliente interno;
Revisar o modelo de negócio, fluxos de processo com metodologia de prototipação;Agilizar o processo de homologação do sistema;
Fortalecer o conhecimento de quem vai gerenciar o projeto;
Facilitar a transferência de conhecimento de forma mais clara em eventuais mudanças de PO (Product Owner). Motivar e envolver os Donos de Produtos no processo de criação e continuidade;
Manter a evolução do sistemas com revisitação e analise dos protótipos;Compor documentação visual do sistema;
Validar propostas com outras áreas formatadoras.Realizar os registros de decisão utilizando imagens das telas, navegação final e conclusão dos testes realizados com base nas métricas adotadas.
O gestor de produto/serviço pode materializar facilmente uma ideia em um protótipo navegável e entender as noções básicas do processo, sem a necessidade de conhecimento tecnológico ou de designer gráfico. Reforço que esta fase de criação, foca na identificação do fluxo e realização de testes de navegação, por isso construímos tudo em preto e branco, de forma simples e rápida para materializar as primeiras ideias que devem ser aprimoradas durante as próximas fases e níveis de atividades. Hoje, depois de centenas de testes com este processo, vejo que sem ele, o dono do produto, designer, o desenvolvedor e o Engenheiro de Requisitos, vão sofrer um pouquinho menos no reconhecimento das necessidades e desejos do cliente final!
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