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Perfis e Ferramentas: Uso de protótipos para materializar o conhecimento tácito (Parte 3)

A prototipação, nesta etapa, não tem o intuito de resolver todos os obstáculos ou entender completamente a “DOR” ou “PROBLEMA” do usuário final: mas, sim, evidenciar o funcionamento e principalmente envolver os integrantes do projeto em raciocínio único e fiel ao desejado. 



Vamos deixa bem claro e entender o que não é protótipo na fase do desenvolvimento da ideia para os serviços digitais:

  • não é desenvolvimento de sistema;

  • não necessita de programador, de uma banco de dados ou infraestrutura técnica;

  • não é criação de design gráfico/visual: imagens, cores, detalhes de botões;

  • não precisa de conhecimento de tecnologia avançada;

  • não há necessidade de investir em ferramentas caras e complexas;

  • não deve gastar tempo em construções complicadas de protótipos.

O protótipo poderá ajudar os seguintes perfis, na fase inicial de modelagem do negócio, principalmente: gestores de negócio, desenvolvedores de produtos digitais, donos de produtos (POs), engenheiros de requisito. E na fase mais avançada de desenvolvimento técnico: Designers, Scrum Másters, desenvolvedores de aplicativos e novamente o PO. As empresas que adotam esta atividade como uma condição de melhoria, provavelmente economizarão muito nas etapas posteriores pois estão criando algo que realmente tem grandes chances de ser utilizado.


Utilize ferramentas para materializar a ideia e teste muito antes de pedir o desenvolvimento do aplicativo


Existem no mercado dezenas de ferramentas gratuitas e outras pagas, com funcionalidades incríveis para a criação de protótipos e realização de testes de usabilidade, algumas com uma curva de aprendizagem rápida e integradas ao desenvolvimento visual e técnico. 

Segue alguns softwares que podem lhe ajudar nos diversos tipos de trabalhos com protótipos da baixa fidelidade até alta fidelidade, inclusive com a possibilidade de compartilhar atividades, realizar desenvolvimento colaborativo, preparar testes usabilidade e gerar códigos de telas que facilitam o desenvolvimento do projeto:


Fonte imagem: Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Adobe XD, Antetype, AppCooker, Appery, AppSketcher, Axure, Balsamic, Composite, Concept.ly, Easel, Figma, Firefly, Flair Builder, FlairBuilder, Flinto, Fluid, Framebox, Framer JS, Framer X, Gimp, Gliffy, Gravit Designer, Gravit Designer, HeatData, HotGloo, inDesign, Inpreso, InVision, iPhone Mockup, iPlotz, Justinmind, Keynote Kung Fu, Kit Ace iOS 8, Lovely Charts, Macaw, Marvelapp, Mockflow, MockingBird, Mockplus, Mockup Builder, Mockup Tiger, Mockups.me, Moqups, Notism, Omni Group, OmniGraffle, P.O.P. app , Paper sketches, Pencil Project, Penultimate, Pickfu, Pidoco, Pixate, PowerMockup, Proto.io, Protoshare, Protoskecth, Prott, Quant-UX, Realizer App, Simulify, Sketch, Sketch Flow, Studio, UserTesting, UX Pin, Visio, Vonn, Wireframe sketcher, Wireframe.cc, dentre outras...


Nestes links poderá acessar análises interessantes sobre softwares acima, como: tipos plataforma de instalação, nível de aprendizado, cloud ou instalação etc:



Uma observação importante durante a vida útil dos sistemas é a análise de dados, audiência, mapa de calor, definição de métrica e metas que devem apoiar nas futuras evoluções dos sistemas e aplicativos. Para se ter uma ideia, com relação ao gerenciamento de projetos, na média somente 50% dos envolvidos nesta área estão acostumados com medição do sucesso de Projetos UX.  


Protótipos, fazendo melhor com menos!

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